Formação

Não sei onde fui buscar a minha predilecção pelos aspectos sociais, organizacionais e humanos relacionados com os sistemas de informação. Afinal de contas, a minha formação académica é bastante técnica.

Conclui a Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática na Universidade do Minho em 1983.

O meu projecto de estágio tinha por objectivo o desenvolvimento de mecanismos de controlo de recursos num sistema de mini-computador - o DG MV 8000 da Universidade do Minho. Coisas como tempo de CPU, tempo de terminal, páginas de papel impresso (não se riam, estávamos no início dos anos 80!)

De imediato ingressei na Universidade do Minho como assistente estagiário e investigador.

Em 1986, também na Universidade do Minho, defendi provas de aptidão pedagógica e capacidade científica (as PAPCC).

Tanto a prova pedagógica como a prova científica estavam relacionadas com ferramentas CASE e a sua utilização na modelação de sistemas de informação no âmbito do desenvolvimento de sistemas de informação.

Em 1988, na situação de equiparado a bolseiro (e como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian), fui para o Department of Computation do UMIST (University of Manchester Institute of Science and Technology), no Reino Unido, como estudante de doutoramento.

Em 1991 apresentei a minha tese intitulada "BMKB (Business Meta Knowledge Base): A Repository of Models for Assisting the Management and Development of Organizational Information System".

Em 2001, defendi provas agregação. A prova de defesa do relatório de uma disciplina incidiu sobre a disciplina Fundamentos dos Sistemas de Informação que tenho vindo a leccionar no Mestrado em Sistemas de Informação. Na prova de leccionação de uma aula apresentei um dos temas abordados na referida disciplina: Sistemas Informáticos nas Organizações: Papel dos Sistemas Informáticos no Suporte à Criação e Utilização de Conhecimento Organizacional.