Biografia

  • João Álvaro Carvalho nasceu em Braga em 1960. Foi contemporâneo da criação da UMinho, tendo, no ano letivo 1978/1979, ingressado como estudante da Licenciatura em Engenharia de Produção – ramo Sistemas. Concluiu a licenciatura em 1983, já com a nova designação de Licenciatura em Engenharia de Sistemas e Informática.

  • Iniciou a sua carreira académica em 1983 como Assistente Estagiário na Área de Informática e Controlo da Unidade Científico-Pedagógica de Engenharia da UMinho (futura EEUM). Submeteu-se a provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em dezembro de 1986, tendo passado à categoria de Assistente. Entre 1988 e 1991 realizou estudos conducentes à obtenção do grau de Doutor no Institute of Science and Technology da University of Manchester (UMIST), no Reino Unido. Em junho de 1991, defendeu a tese de doutoramento – BMKB (Business Meta Knowledge Base): A Repository of Models for Assisting the Management and Development of Organizational Information Systems. Realizou Provas de Agregação em 2001, na UMinho. Em junho de 2003 acedeu à categoria de Professor Catedrático do Departamento de Sistemas de Informação da Escola de Engenharia. Frequentou o Curso de Defesa Nacional do Instituto de Defesa Nacional na edição de 2011/2012.

  • Os seus interesses académicos centram-se no domínio dos Sistemas de Informação Organizacionais, com particular incidência em: fundamentos dos sistemas de informação; papel das tecnologias da informação nas organizações; desenvolvimento de sistemas de informação e na forma como esta atividade de intervenção e mudança organizacional é conduzida nas organizações; gestão do conhecimento organizacional; e-Government; abordagens e métodos de investigação em sistemas de informação. Lecionou diversas unidades curriculares nos diversos níveis de ciclos de estudos e ainda em cursos e ações de formação não conducentes a grau académico. Foi também em temas relacionados com os Sistemas de Informação Organizacionais que realizou atividades de investigação e desenvolvimento, traduzidas no envolvimento em projetos, na apresentação de trabalhos em conferências e na publicação de capítulos em livros e de artigos em revistas científicas e ainda na orientação de investigadores (pós-doutoramento) e de estudantes de pós-graduação, nomeadamente a nível de doutoramento e mestrado tendo orientado ou coorientado, respetivamente, cerca de 20 doutorandos e mais de 30 mestrandos.

  • Realizou diversas atividades de extensão, destacando-se: ações de consultoria em empresas e instituições públicas; membro de equipas de avaliação e acreditação de ciclos de estudos para a A3ES - Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (nas áreas da Informática, Sistemas de Informação e Gestão); membro do conselho consultivo do GPTIC – entidade governamental de coordenação relacionado com as TI); participação em grupo internacional da AIS e ACM para a revisão de recomendações curriculares para os mestrados em sistemas de informação; membro fundador da APSI - Associação Portuguesa dos Sistemas de Informação.

  • Ao longo da sua carreira desempenhou diversas funções de gestão e assumiu diversos cargos institucionais, incluindo: presidente do primeiro Conselho de Escola da EEUM (2010 – 2012); presidente (interino) da EEUM (novembro de 2009 a março de 2010); vice-presidente da EEUM (2005 a 2009); membro da Assembleia e do Senado da UMinho (2005 a 2010); membro da assembleia estatutária que elaborou os Estatutos da Escola de Engenharia no âmbito da publicação do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (março a setembro de 2009); vice-presidente do Conselho de Cursos de Engenharia (1995); secretário do Conselho Científico da EEUM (1992 a 1994); diretor do Departamento de Sistemas de Informação; diretor adjunto do Departamento de Sistemas de Informação e do Departamento de Informática (coordenador das atividades do departamento no campus de Azurém); coordenador de linha de I&D e de grupo de I&D em Sistemas de Informação do Centro ALGORITMI; diretor do programa doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação da UMinho; coordenador académico do programa de doutoramento da Universidade Nacional de Timor-Leste; diretor de curso (licenciatura em Informática de Gestão - agora mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação; mestrado e curso de especialização em Sistemas de Informação; mestrado em Ciência da Informação).

  • Foi um dos promotores da criação do Departamento de Sistemas de Informação e esteve envolvido na criação/reformulação de vários dos ciclos de estudos promovidos pelo departamento, nomeadamente: programa doutoral em Tecnologias e Sistemas de Informação, mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação; mestrado e curso de especialização em Sistemas de Informação; mestrados em Serviços da Informação e em Ciência da Informação.